CONHEÇA NOSSOS PROJETOS

Núcleos de estudo

Um dos pilares da Liga é aproximar o ambiente acadêmico do mercado financeiro. Por isso, a Liga promove, em conjunto com instituições de diferentes áreas do mercado, a realização de núcleos de estudo externos nos quais os seus membros aprendem conceitos e desenvolvem habilidades relacionadas a temas como Equity Research, M&A, Renda fixa e Asset Management, dentre outros. Nos núcleos de estudo, os participantes podem contar com a experiência de desenvolver projetos com pessoas já inseridas no mercado, capacitando-se para a entrada em empresas e desenvolvendo diferenciais para processos seletivos.

Grupos de estudo

É com o intuito de promover o estudo do mercado financeiro na universidade que os grupos de estudo da Liga de Mercado Financeiro FEA-USP são abertos à participação de estudantes de qualquer instituição, faculdade e curso. Os únicos requisitos são o interesse pelo assunto e o comparecimento às reuniões. Cada grupo de estudo é estruturado por membros da entidade, seguindo o formato de sessões semanais.

 

Informamos que, em decorrência da pandemia de Covid-19, nossos grupos de estudo não acontecerão ao longo de 2020, tendo retorno previsto para 2021. 

Grupos de estudo ativos

O Grupo de Estudos de Análise de Empresas tem como objetivo transmitir aos participantes os conceitos essenciais de um processo de análise de empresas. Nele, serão abordados temas como a avaliação do cenário setorial e financeiro, assim auxiliando os participantes que buscam entender o processo de avaliação para fins pessoais ou profissionais.

ANÁLISE DE EMPRESAS

money.png

INVESTIMENTOS

O grupo de estudos de Investimentos busca aprimorar o conhecimento de seus membros sobre as diversas possibilidades de investimentos presentes no mercado financeiro. São exploradas diversas classes de ativos, suas mecânicas e como ganhar dinheiro com isso, auxiliando a construção de um patrimônio e da independência financeira do membro.

world.png

FINANÇAS PESSOAIS

O grupo de estudos de Finanças Pessoais explora conhecimentos introdutórios e essenciais para que ele possa ter controle sobre a sua situação financeira. Nele, serão abordados conceitos que vão desde a criação de mecanismos de controle de gastos até introduções aos principais tipos de investimentos, auxiliando os participantes a cuidarem de seu dinheiro.

fluctuation.png

Grupos de estudo inativos

VALUATION

analysis.png

O grupo de estudos de Valuation tem como objetivo o aprendizado das principais técnicas utilizadas pelo mercado para a precificação de empresas (fluxo do de caixa descontado e múltiplos), assim como o desenvolvimento da análise de companhias por meio da interpretação de seus demonstrativos financeiros e características de seu negócio e setor. A apresentação dos temas parte de conhecimentos básicos e é indicada para iniciantes.

O grupo de estudos de Excel foi criado para ensinar e exercitar os alunos com atividades no programa Excel. Assim, o membro possui a oportunidade de praticar as habilidades no programa, crieando desenvoltura ao trabalhar com essa ferramenta tão essencial para o mercado de trabalho.

EXCEL

excel.png

O grupo de estudos de M&A explora atualidades que envolvam fusões e aquisições para que o membro mantenha-se informado sobre eventos recentes de diferentes empresas e setores, além de apresentar detalhadamente casos de M&A que ocorreram no Brasil. O grupo aprimora a habilidade de apresentação em público e o conhecimento do mercado de M&A dos membros.

M&A

handshake.png

O GMAT é a prova mais utilizada para ingressar em escolas de negócios do mundo todo e suas questões têm grande similaridade com grande parte dos processos seletivos dos grandes bancos e consultorias no Brasil e no mundo. O grupo de estudos de GMAT discute questões frequentes no teste e também utiliza materiais teóricos para fixar os conteúdos principais. São também realizados simulados para os para os membros se habituarem com o difícil "timing" da prova.

GMAT

puzzle.png

O grupo de estudos de VBA explora a ferramenta Visual Basic presente em todos os programas do Pacote Office, que consiste em um instrumento de programação desenvolvido pela Microsoft para expandir a capacidade de ação de seus programas. Os membros aprendem a utilizar essa ferramente, com foco no Excel, em que a utilização é mais comum, por meio da apresentação nos encontros, textos e exercícios de fixação. 

VBA

website.png

O grupo de estudos de Macroeconomia promove debates a fim de consolidar o conhecimento da economia, assim como aprofundar o censo crítico dos membros. Através de reportagens, relatórios e livros didáticos são abordadas as principais correntes da economia brasileira, questionando-as a fim de complementar o aprendizado já obtido na faculdade e estimular mais estudos e pesquisas para o desenvolvimento desse campo de conhecimento muito amplo.

MACROECONOMIA

pin.png